Constatação sobre pequenas empresas, clínicas e consultórios

Constatação sobre pequenas empresas, clínicas e consultórios

Neste quase ano e meio acompanhando pequenas empresas, clínicas e consultórios já é possível afirmar, com base na própria experiência, que há um grande abismo entre os conceitos de gestão tão difundidos no mundo corporativo e o que acontece de fato nas demais. Constata-se uma enorme necessidade de inclusão de conceitos básicos de gestão de pessoas, de controle financeiro e marketing de relacionamento, entre outros, nestas empresas.

Logo no início desta nova jornada, uma grande amiga, executiva no setor financeiro, ficou incomodada com o conteúdo que eu preparava para uma pequena palestra. Questionou se não era muito básico o que eu compilava e se não seria interpretado como falta de conhecimento mais aprofundado da minha parte. Algumas palestras e assessorias depois, concluo que estava correta na minha colocação: há ainda um longo caminho a ser percorrido na profissionalização dos pequenos negócios e, principalmente, no segmento da saúde. E os conceitos tão difundidos nas grandes empresas ainda nem são comentados no mundo dos pequenos empreendimentos.

Nem aquilo que foi taxado como muito básico faz parte do dia a dia destas empresas. Quando as movimentações são anotadas, veja que nem todas o fazem, isto é realizado em papel ou em planilha Excel, simples caderneta eletrônica. Não há qualquer metodologia ou análise sobre o que é registrado.

Outro ponto que chama a atenção é a gestão dos funcionários: a comunicação é praticamente inexistente, treinamentos específicos ou motivacionais são raros, a rotatividade é grande e os questionamentos trabalhistas comuns. Isto tudo reflete diretamente no atendimento dos clientes que nem sempre tem a melhor recepção nem a atenção que tanto necessitam.

Por outro lado, é característico que o profissional da saúde trabalha, e muito, comprometendo sua saúde, sua qualidade de vida e de seus familiares. Para conseguir garantir seus rendimentos mensais, não percebe que, trabalhando um pouco menos e planejando um pouco mais, seu negócio e sua vida alcançariam equilíbrio e melhores condições de saúde. Enfim, há muito a ser feito e tenho certeza que vale muito a pena!

A saúde de todos agradecerá!

Cristina Goellner
cristina@syntonie.com.br

Mais de 20 anos de experiência na gestão de produtos e serviços destinados a empresas, em organizações nacionais e multinacionais de grande expressão, como American Express, Credicard, VR Vales, Cielo, Ogilvy, First Data.