Gestão Estratégica de Negócios

Mas, o que é Estratégia?

A palavra Estratégia vem do termo grego strategia, que significa plano, método, estratagemas ou manobras utilizados na busca de um resultado ou objetivo específico.

Inicialmente estava vinculada ao âmbito militar, com o passar do tempo sua aplicação foi ampliada e, atualmente, é vinculada aos mais diversos segmentos: econômico, psicológico, política, empresarial, dentre outros.

Mas, o que é Estratégia?

A palavra Estratégia vem do termo grego strategia, que significa plano, método, estratagemas ou manobras utilizados na busca de um resultado ou objetivo específico.

Inicialmente estava vinculada ao âmbito militar, com o passar do tempo sua aplicação foi ampliada e, atualmente, é vinculada aos mais diversos segmentos: econômico, psicológico, política, empresarial, dentre outros.

Num mundo em constante mudanças, é de extrema importância que as empresas tenham claro onde e como querem chegar, com a visão clara do mercado e suas tendências para agir com rapidez frente aos percalços e às oportunidades que surjam neste caminho.

Como a Syntonie atua no planejamento estratégico?

Quando nos propomos atuar neste quesito, auxiliamos as empresas a repensar seus objetivos macro e adequar suas ações para que este caminho seja o mais consistente possível, fomentando o aumento da rentabilidade e o crescimento do negócio.

Neste sentido, a Gestão Estratégica de Negócios significará estabelecer o principal objetivo que a sua empresa quer atingir, onde quer estar e como quer ser reconhecida no mercado. O processo de gestão será composto por três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional.

O planejamento estratégico tem um caráter macro, é elaborado pelos principais responsáveis pela empresa (sócios / corpo diretivo), que definem os objetivos dentro dentro de um determinado espaço de tempo (curto, médio ou longo prazo). Serão definidos o mercado de atuação, quais produtos / serviços serão comercializados, qual é o diferencial da empresa frente a concorrência, qual é o público alvo, qual é a estrutura necessária (instalações, maquinário, equipamentos).

Quero mais informações

O planejamento tático estabelece como serão utilizados os meios ou recursos disponíveis para alcançar o resultado esperado. Define cada área necessária para a oferta completa do produto ou serviço: recepção, sala de consulta, sala de reunião, almoxarifado, administração, produção etc.

O planejamento operacional tem alcance curto e é ligado diretamente com as áreas técnicas que executarão o plano de ação estabelecido anteriormente. Define como cada produto deve ser confeccionado ou quais são os procedimentos para a realização do serviço, de acordo com o padrão de qualidade definidos pela própria empresa. Por exemplo, qual será o horário de funcionamento, quantos serão os turnos de operação, quais materiais/insumos devem ser comprados, entre outros.

Por que devo contratar a Syntonie para auxiliar na revisão da estratégia do negócio?

A consultoria tem olhar isento e pode identificar lacunas ou desvios, não percebido pelos gestores, que podem estar comprometendo o crescimento da empresa.

A estratégia deve ser revista periodicamente para ajuste de planos tendo como base as alterações e atualizações de mercado.

O valor a ser investido em consultoria, normalmente é menor que o custo gerado com processos desequilibrados ou investimentos em desacordo com a realidade de mercado e com os propósitos da empresa.

Sua empresa está em um bom momento? Quer melhorar?