Planejamento estratégico pós crise – já reviu o seu?

empresário revendo o planejamento estratégico

Planejamento estratégico pós crise – já reviu o seu?

Está preparado para o fim da crise ou está lamentando os estragos que ela causou? Reveja seu planejamento estratégico.

As crises são como tempestades, têm diferentes graus de intensidade, causam maior ou menor estrago, algumas pessoas se preparam para enfrentá-las e outras não. Todas as tempestades, porém, tem algo em comum: um dia acabam e o sol volta a brilhar.
Neste momento, percebemos aquelas pessoas que se deixaram abalar pela destruição e aquelas outras que arregaçam as mangas e lutam bravamente para salvar o que é possível e retomar o cotidiano. Há ainda o grupo daquelas que se prepararam reforçando suas casas e criando as reservas para as emergências, estas pessoas estarão mais tranqüilas e retomarão rapidamente seu dia a dia, aproveitando melhor os percalços da vida.
Assim também acontece com os negócios, é preciso estar atento e preparado para retomar ou identificar novas oportunidades para seu negócio.
Muitos empresários, atentos às mudanças no mercado, se preparam com antecedência para lidar com os impactos que a crise traz. Observaram seu desenrolar, qual direção o mercado toma e quais oportunidades surgem neste momento.
E como está seu negócio? Vale uma boa análise, com bastante acuidade e imparcialidade.
Algumas dicas que podem ajudar neste momento:
1) Avalie os volumes atuais do seu negócio – Como está o faturamento? E o lucro? Analise o comportamento destes valores nos últimos 24 meses e procure identificar os motivos de variação: número de clientes, tipo de serviços/produtos negociados, variação de custos.
2) Analise a concorrência – como estão seus concorrentes? Há novos serviços sendo ofertados? Houve variação de preço ou forma de pagamento?
3) Melhoria contínua – a partir das análises indicadas acima, estabeleça o que pode ser rearranjado para melhorar seus resultados: novos serviços, ações de comunicação, redução de custos.
4) Continue avaliando – fique de olho no seu negócio continuamente, avalie o que deu certo, remodele o que não está bem, enfim, pense sempre em como atualizar e melhorar seus produtos e serviços.
Lembre que no auge da crise vários negócios foram abalados ou mesmo destruídos, por isso acompanhe de perto a evolução do seu negócio e esteja preparado sempre para mudanças.
Além disso, fique atento ao mercado, pesquise, troque ideias com outros profissionais, faça cursos, aumente sua rede de relacionamento.
A saúde do seu negócio agradecerá.

Cristina Goellner
cristina@syntonie.com.br

Mais de 20 anos de experiência na gestão de produtos e serviços destinados a empresas, em organizações nacionais e multinacionais de grande expressão, como American Express, Credicard, VR Vales, Cielo, Ogilvy, First Data.