
27 set Gestão de pessoas – Diferenciais na retomada do crescimento
A gestão de pessoas nas empresas não será mais a mesma.
Alguns segmentos já projetam recuperação dos negócios e já estão mais freqüentes os anúncios de recontratação de funcionários. Sinal efetivo que estamos no período final da recessão e aos poucos será retomado o crescimento do país.
Importante neste momento é que as empresas olhem com bastante atenção e carinho para esta nova fase da gestão de pessoas. A condução das contratações e a integração de novos profissionais aos seus quadros deve merecer atenção diferenciada.
Há muito não passávamos por uma crise desta magnitude e vários foram seus efeitos sobre os profissionais e suas famílias.
As privações foram as mais diversas: abrir mão de veículos, mudar de residência, trocar a escola dos filhos, reduzir consumo e lazer; enfim, em muitos casos, ajustar o padrão de vida de forma drástica.
Além das repercussões materiais, o impacto psicológico foi significativo. Decepção, mágoa, raiva, tristeza, desânimo, desespero, impotência e auto-estima comprometida foram alguns dos sentimentos que tocaram a vida destes profissionais.
E, como conseqüência deste período, alguns voltarão ao mercado de trabalho mais amadurecidos e prontos para os novos desafios, outros, porém, estarão mais fragilizados e, apesar da ótima competência técnica, precisarão de auxílio para que o equilíbrio emocional seja restabelecido e não prejudique seu desempenho.
Como as empresas devem agir agora?
Por isso, neste momento as empresas também terão que fazer diferente:
- dar maior atenção aos novos colaboradores, sem descuidar dos antigos;
- trabalhar o acolhimento, ter ouvidos e olhar mais aguçados;
- melhorar o entrosamento entre colaboradores, aplicar dinâmicas e treinamentos para garantir melhor engajamento e revitalizar a motivação de todos;
- promover encontros informais e pequenos eventos de confraternização.
Serão diferenciais na gestão de pessoas nas empresas: investir na melhoria da comunicação interpessoal, promover sinergia entre as pessoas, estimular e reconhecer as atitudes pró-ativas, valorizar o trabalho em equipe. Além disto, rapidamente, identificar e transformar conflitos em oportunidades de melhoria e inovação.